terça-feira, dezembro 15, 2009

Chineses

Sem querer parecer xenófoba, porque até nem me considero como tal, tenho mesmo de vos contar isto. Aquilo que transparece desse país por terras de Luso é ruto das inúmeras lojas de triquitanas e restaurantes típicos. Ora uma vez que sou fã das iguarias e até das engenhocas, acabo por ver muita coisa que se passa por esses sítios. Então não é que no outro dia enquanto jantava com um grupo de amigos num restaurante chinês, enquanto me servia as bebidas, a empregada fez o favor de temperar o meu guarfo com toda a quantidade de bicharada que havia no chão...olhou para mim, sorriu, fez desaparecer as pequenas fendas que lhe mostaravam os olhos, dobrou o costado e pegou no talher: voltou a mostrar o olhar relaxado, pediu desculpa e agarrando a orelha da toalha, num gesto deligente, limpou o garfo como se nada fosse e voltou a colocar-mo à frente!
Eu pensei cá para mim "esta mulher deve tar senil ou então andou a escorrichar os copos meio cheios que os clientes foram deixando nas mesas".
- "Oh pssst minha senhora, se não se importar eu prefiro um talher lavado!"
- "Ah sim sim." E nisto tirar-me o garfo da mão, vai à mesa de trás e troca-o por outro que lá estava. Belo.
Eu sei que nós portugueses somos bem capazes de fazer o mesmo mas nunca o faríamos sob o olhar da clientela. O que me espanta é que os chineses que cá andam há uns anos ainda não tenham percebido que nós lusos gostamos de manter as aparências ainda que possamos ter as cuecas cheias de elásticos puxados!

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sei como passei tantos meses sem histórias destas.

romi disse...

a inspirar e expirar, como a maioria das pessoas!

Rosita disse...

Volta, estas perdoada!!!! :)

Foste bem mais controlada que o que eu te imaginava... Se não tivesses contado a tua reacção era capaz de apostar que lhe tinhas chamado "badalhoca" em alto e bom som...