sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Um bocadinho de fisiologia...


Quem diria, há dois anos atrás, que ainda ia achar piada ao MHC (complexo major de histocompatibilidade - traduzido por miúdos, uma grande região de genes, com elevada variedade, que codifica muitas moléculas do nosso corpinho).

É que vim a descobrir hoje que ele é responsável por grande parte da atracção entre sexos. E melhor: através do odor, somos capazes de identificar o MHC do nosso parceiro, e assim saber se nos agrada ou não. Note-se que somos particularmente atraídos por indivíduos com MHC muito diferentes dos nossos, e desagradam-nos aqueles que se nos assemelham! Afinal "os opostos atraem-se", a todos os níveis mesmo!

E mais ainda. Beijar é uma forma de "provar" o MHC do outro! E pode também funcionar como uma forma de troca de testosterona entre os dois elementos. Ora isto que dizer que, se um deles não estiver receptivo a maior intimidade, uns beijinhos prolongados podem ser uma arma de valor :)

Para finalizar, fiquei também a saber que existe uma explicação lógica para as minhas loucuras: A rejeição activa áreas cerebrais (do nucleo caudado, já agora, para quem estudou neurologia) associadas à dependência, de forma permanente. É por isso que se torna dificil esquecer quem nos abandonou.



E pronto, isto tudo com linguagem mais ou menos séria e científica, resume-se a isto:

- Devemos chegar pertinho deles e abrir bem as narinas. A partir de hoje, toca a snifar!

- Temos que esquecer aquela fase da treta, e passar logo aos beijinhos, que afinal são muito mais fiáveis e levam-nos direitinhas ao homem das nossas vidas. Vá, so temos que estar mais atentas!!

- Quando a coisa começa a azedar, toca a abandoná-lo, antes que ele nos abandone. Caso contrário, temos o caudado sempre activado, e um problema pá vida!




ps 1: Nada de pílulas! Para além de engordarem e provocarem tromboembolismos, também nos perturbam o olfacto, e podemos enganar-nos nas escolhas! Toca a usar outro contraceptivo.
ps 2: Agradecimentos à Kell, que gentilmente me orientou nesta aprendizagem ;)

13 comentários:

Joana disse...

HEII isto está muita bom!Boa Kiki, eu sabia que finalmente ias mostrar as tuas competências!
Pá, há pessoal com caudados enormes, não há Ru?epois não há espaço para o tálamo e dá asneira!
Anotei tudo num bloquinho, não hei-de falhar!Em nome do MHC!

Anónimo disse...

Conseguíste reduzir a sedução, a atracção, a ilusão e a emoção a "MHCs", "Caudados" e outras tretas afins...

Quero ver se te lembras disso tudo quando estiveres em certas situações!

:-P

Anónimo disse...

Atão nao lembro! E deixa que te diga que há MHCs lixados... :)

Anónimo disse...

Os artigos da VISÃO (sai às quintas)ensinam muita gente... pelo menos fica sempre bem referir o trabalho dos outros

Anónimo disse...

Ó anónimo, vejo que até és uma pessoa culta!
acho que nao me viste dizer em lado nenhum que sou uma gaja de 50 anos que passou a vida a dedicar-se à investigação e descobriu isto tudo sozinha...
e convenhamos, o meu texto é bem mais interessante que o da visão!
ganha juizo ;)

Anónimo disse...

Poder de encaixe senhora Rute...falta-lhe poder de encaixe ;-)...e obrigada pelo elogio!...a senhora tb me parece muito culta!!!

Joana disse...

Encaixe?Mas este gajo tem a mania que sabe?!Deve ser o intocável! Rapaz, olha vai lá ver onde é que a rapariga escreveu que foi ela que chegou a brilhante conclusão e ensina aqui o pessoal mais aburricado!
Hoje em dia anda tudo com duas pedras na mão sempre a querer deixar mal os outros e a arranjar-lhes falhas!
Vai apanhar Sol vai, que está um dia tão bonito!

Anónimo disse...

Cheira-me a falta de MHC's muito diferentes!!
Há a referencia à minha pessoa no final do texto! As letras pequeninas são sempre as mais importantes. Mais um bocado de atenção e a atacada era eu porque insinuaste que fui eu quem descobriu esta pequena maravilha!

=) ehehe

Cheirem-se e descubram-se meus amores*

Anónimo disse...

Em lado algum sugeri que foi a senhora Rute plagiou o texto...apenas chamei a atenção para a falta de informação quanto à fonte!
E a senhora Rute não deve necessitar de advogadas de defesa...noto no entanto nas palavras da "advogada de defesa" Joana uma falta de MHC's compatíveis...e até mesmo dos incompatíveis! Não seja tão azeda, e assoe o nariz..talvez ande entupido!

P.S É gaja amor...é gaja

Joana disse...

Então está mal informada, minha querida!Aqui ninguém é advogado de defesa de ninguém. Se a menina não gosta do blog, não comenta!

Anónimo disse...

Pois...mas a crítica é livre...boa ou má...podemos estar de acordo ou não! A senhora ficou bem mais incomodada que a menina Rute...que pelos vistos tem melhor, maior poder de encaixe...enfim, soube ouvir uma opinião, mesmo não estando de acordo com ela. Noto no entanto na senhora Joana uma certa ruindade, um azedo permanente, algo mal resolvido na vida...quiçá a falta de um macho!

Joana disse...

Jasus amori!Será que fiz algum risco no teu carro e não te deixei um bilhetinho para depois mandares a conta para minha casa??

Cláudio disse...

"Então é isso!!" foi a primeira coisa a passar-me pela cabeça depois de ler o post :P
Obrigado pelos conselhos, a partir de agora é cheirar e beijar, não há cá declarações e cartas apaixonadas pra ninguém ;)

E finalmente, em relação aos comentários: minha gente, isto é a web 2.0 (paleio informático), um espaço social que basicamente transforma o nosso globo num condomínio de vizinhas cuscas (no sentido em que toda a gente sabe de tudo). Não se avespinhem por tudo e por nada!

P.S.: Muito me supreendia se a kelinha não tinha uma palavra a dizer sobre o assunto ;P